OVAR

É um território abençoado pela natureza através de cenários talhados pela ria, pelo mar e pela floresta. Com localização geoestratégica, de excelência, este território oferece planos de água fascinantes e desafiantes, nomeadamente na Ria de Aveiro e na Barrinha de Esmoriz.

As praias são especiais e galardoadas com Bandeira Azul. A área florestal é extensa e integra uma biodiversidade rica e distinta, onde o Parque Ambiental do Buçaquinho é referência.
Ovar é destino privilegiado para quem procura as belezas naturais, o prazer da atividade física e desportiva ao ar livre, e as vivências que a náutica oferece, de modo integrado e qualificado!

São 60 km de ciclovias, 6 km de passadiços e muitos mais de percursos pedonais que permitem ir à descoberta de pequenos ecossistemas, fauna e flora autóctones, e paisagens deslumbrantes. 

Há surf, vela, canoagem e passeios de stand up paddle para praticar, competir ou experimentar. 

Existem companhas de Arte Xávega para ver e reviver a beleza e os embaraços deste tradicional e artesanal modo de pescar.


O município de Ovar é, também, bafejado pelo brilho e originalidade dos seus azulejos que embelezam as inúmeras fachadas do centro da cidade bem como o património religioso, onde se destacam as Igrejas de Válega e Cortegaça, de visita obrigatória. Ainda neste contexto, as Capelas dos Passos, do século XVIII, ocupam
lugar de destaque pela qualidade arquitetónica e artística.

A cultura assume-se como fator de diferenciação e competitividade deste território, onde os espaços museológicos, os eventos e as gentes acolhem de forma genuína e vivem de modo intenso. 

O Museu Júlio Dinis, o Museu Escolar Oliveira Lopes e o Museu de Ovar são espaços de visita importantes; o calendário de eventos anual é, também ele, rico e diversificado, oferecendo uma programação de qualidade e transversal, donde se destacam: o Carnaval de Ovar, as Procissões Quaresmais, o Maio do Azulejo, o FIMO – Festival Internacional de Marionetas, o Festa/Sons da Lusofonia, ou o Animar as Praias, no Verão.


As experiências gastronómicas proporcionadas por pratos criados no seio das comunidades piscatórias, a que
se soma o famoso Pão-de-Ló de Ovar, preenchem o estômago e cativam a alma…

Câmara Municipal de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.

Galeria

As mais belas fotos da cidade

Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro formou-se no século XVI como resultado de um recuo do mar e posteriormente uma formação de cordões litorais e que originam uma Laguna.
A sua extensão de 45 quilómetros e a sua largura, de aproximadamente 11 quilómetros, no sentido este-oeste, tem uma foz que envolve 11 mil hectares, dos quais, mais de seis mil
estão permanentemente cobertos de água.
A Ria, que ao afastar terras as junta, ao mesmo tempo, numa grande e forte união entre as gentes, tem um papel fundamental na agregação do território e do seu desenvolvimento.

Galeria

As mais belas fotos da ria de Aveiro

Carnaval de Ovar

O Carnaval de Ovar (também conhecido por Vitamina da Alegria) é um evento anual, realizado no contexto do Carnaval.
Celebrado de forma organizada desde 1952, O Carnaval de Ovar é uma das principais atividades culturais organizadas na Região de
Aveiro e um dos maiores eventos deste género em Portugal.

Galeria

As mais belas fotos do Carnaval de Ovar

Gastronomia

Destacam-se o Pão de Ló de Ovar, com tradição de mais de dois séculos, e a doçaria conventual, onde pontificam os ovos moles e
a rosca de ovos.
Os pratos de peixe são típicos, com destaque para as caldeiradas de peixe e de enguias – esta última uma importante referência na
gastronomia vareira as enguias de escabeche.

Comparar listagens

Comparar